Empresas terão que detalhar cupom fiscal
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL | Mais Comunidade | Cidade | DF
Encerra amanhã o prazo para as empresas de todo o país se adaptarem a Lei nº 12.741/12, que obriga as empresas a colocarem no cupom fiscal e em painéis visíveis o valor referente aos impostos. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apenas dois em cada 10 estabelecimentos comerciais brasileiros cumprem o que determina a lei. São 7 milhões de empresas que ainda não se adaptaram, em um universo de 9 milhões. Assim, o consumidor poderá cobrar se as empresas estão colocando o valor aproximado que corresponde aos sete tributos previstos.
O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas Honório Pinheiro discorda que o prazo de dois anos foi suficiente. "Noventa e seis por cento dos nossos associados são de pequeno porte. Eles têm muitas dificuldades na execução dessa lei, porque o sistema tributário brasileiro é complexo. O imposto que mais pesa no comércio é o ICMS, que é diferente em cada estado", disse.
Últimas
Informativo
Sancionada lei do novo Cadastro Positivo
Sete em cada dez consumidores devem ir às compras na Páscoa de 2019, aponta levantamento CNDL/SPC Brasil
Inadimplência das empresas desacelera, mas ainda cresce 5,02% em fevereiro, apontam CNDL/SPC Brasil
Inadimplentes levam mais de um ano para limpar o nome, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
Convocação Assembleia Geral
Para CNDL e SPC Brasil, aprovação do Cadastro Positivo no Senado Federal favorece consumidores e empresas
Número de inadimplentes que regularizaram dívidas cresce 11,5%, apontam CNDL/SPC Brasil
Comunicado
Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil