Empresas terão que detalhar cupom fiscal
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL | Mais Comunidade | Cidade | DF
Encerra amanhã o prazo para as empresas de todo o país se adaptarem a Lei nº 12.741/12, que obriga as empresas a colocarem no cupom fiscal e em painéis visíveis o valor referente aos impostos. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apenas dois em cada 10 estabelecimentos comerciais brasileiros cumprem o que determina a lei. São 7 milhões de empresas que ainda não se adaptaram, em um universo de 9 milhões. Assim, o consumidor poderá cobrar se as empresas estão colocando o valor aproximado que corresponde aos sete tributos previstos.
O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas Honório Pinheiro discorda que o prazo de dois anos foi suficiente. "Noventa e seis por cento dos nossos associados são de pequeno porte. Eles têm muitas dificuldades na execução dessa lei, porque o sistema tributário brasileiro é complexo. O imposto que mais pesa no comércio é o ICMS, que é diferente em cada estado", disse.
Últimas
4 em cada 10 já compraram em sites internacionais, diz SPC Brasil
Automatizar para crescer
Como Aumentar a Produtividade das Empresas Brasileiras Prestadoras de Serviços
Os desafios da economia em crise devem revelar empreendedores criativos
Após cobrança 56% dos consumidores quitam dívida
Mercado de luxo não sente a crise e segue em expansão
Mercado da Terceira Idade: "Empresas que souberem conquistar este público, terão perspectivas de crescimento consolidadas para o futuro"
Sete pecados capitais que levam à inadimplência
Lojistas têm estoque encalhado às vésperas da Páscoa
5 dicas de como escolher um bom escritório de contabilidade