Cresce a inadimplência com serviços de telecomunicações, aponta SPC
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Teletime News | Mercado | BR
A inadimplência do consumidor com prestadores de serviços de telefonia, acesso à Internet e TV por assinatura vem crescendo em taxa superior às dos demais setores da economia brasileira, aponta o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o indicador calculado pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), enquanto a inadimplência total no país vem desacelerando, a quantidade de contas atrasadas no setor de telecom avançou 16,21%, a maior alta em 24 meses.
Segundo o SPC, a tendência também se reflete no aumento da participação do setor de telefonia, Internet e TV por assinatura no total de dívidas registradas no País. Desde janeiro de 2010, quando teve início a série histórica revisada do SPC Brasil, a participação do setor quase dobrou, passando de 8,70% para 15,82% em dezembro de 2014.
PerfilA maior parte das dívidas pertence aos consumidores com idade entre 30 e 39 anos (27,79%), seguido pelos devedores de 40 a 49 anos (19,49%), de 50 e 64 anos (16,13%) e pelos que têm idade entre 25 e 29 anos (14,43%).
O destaque da inadimplência de pessoas físicas com empresas de telefonia, Internet e TV por assinatura foi na região Norte, onde o crescimento foi mais expressivo: 37,42%. Em segundo lugar aparece a região Nordeste (21,24%), seguida pelas regiões Sudeste (14,49%), Sul (11,47%) e Centro-Oeste (9,88%).
A abertura dos dados por tempo de atraso da dívida revela que as mais antigas, com mais de 90 dias de atraso, tiveram alta de 16,26%. Essa faixa concentra mais de 99% das dívidas de telecom. As dívidas mais recentes, com até 90 dias, tiveram avanço mais moderado e cresceram 9,12% em dezembro de 2014.
Em nota, o SPC aponta que a inadimplência no setor de telecomunicações acompanha a popularização dos combos que unem Internet, telefone e TV por assinatura. Segundo o serviço, muitos consumidores ainda não se planejam financeiramente para lidar com essas despesas.
Últimas
Inadimplência cresce 4,22% em outubro, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil
Sistema CNDL cumprimenta presidente eleito e reitera necessidade de reformas econômicas
Com desemprego elevado e incerteza eleitoral, confiança do consumidor segue estagnada em 41,9 pontos, revela indicador da CNDL/SPC Brasil
CONVITE
Brasil fecha mês de setembro com 62,4 milhões de negativados, estimam CNDL/SPC Brasil
Comércio e serviços devem gerar 59,2 mil vagas para o fim de ano, projetam CNDL/SPC Brasil
75% dos brasileiros temem que ‘fake news’ influenciem seu voto, afirma pesquisa CNDL/SPC Brasil
Número de inadimplentes que pagaram dívidas cresce 4,93% em agosto, a maior alta desde setembro de 2015, mostram CNDL/ SPC Brasil
Além dos efeitos da crise, descontrole financeiro está entre principais causas da inadimplência no país, revela pesquisa da CNDL/SPC Brasil
15 de Setembro Dia do Cliente.