Confiança na economia atinge apenas 31% dos micro e pequenos empresários
http://www.cdlpauloafonso.com.br/gestor/admin/publicacao_nova.php
A conjuntura da economia brasileira segue afetando a confiança dos micro e pequenos varejistas e prestadores de serviços. O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE), calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), registrou 38,72 pontos em outubro.
Embora o resultado tenha ficado ligeiramente acima do observado em setembro (37,62 pontos), o indicador segue abaixo do nível neutro de 50 pontos. A maior parte dos empresários continua pessimista com o ambiente econômico do país: cerca de 85,88% dos empresários consultados acreditam que as condições econômicas se deterioraram nos últimos seis meses e apenas 31% estão confiantes com o futuro da economia.
Em outubro, registrou 23,34 pontos, pouco acima do verificado em setembro, quando o número estava em 22,82 pontos. Apesar da discreta melhora, abaixo dos 50 pontos, o resultado indica que a maior parte dos empresários faz uma avaliação pessimista dos últimos seis meses.
"Os dados evidenciam que a crise econômica é percebida pelos micro e pequenos varejistas e já afeta os negócios", indica o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Últimas
Cresce a inadimplência com serviços de telecomunicações, aponta SPC
Sudeste e Centro-Oeste lideram crescimento de inadimplentes no país, revela indicador SPC Brasil
Lista de Ganhadores da Campanha Natal Premiado 2014
59% desistem se preço for maior que o esperado
Juro sobe com alta de projeções de inflação