Após cobrança 56% dos consumidores quitam dívida
Serviço de Proteção ao Crédito - SPC | Brasil Econômico | Finanças | BR
Segundo SPC Brasil, internet e escola alcançam o maior número de negociações
O número de consumidores endividados que quitaram dívidas após terem sido cobrados por credores é de 56%, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz.
Quando analisada em setores específicos, a taxa de sucesso aumenta entre as empresas de internet, somando 70%, escola ou faculdade, com 64%; as negociações que menos resultam em acordo são as de cartão de crédito, somando 43%.
O estudo revelou ainda que 83 dos entrevistados afirmam terem sido cobrados pelos credores em decorrência das dívidas que os deixaram com nome sujo.
Entre os meios utilizados para a comunicação entre a empresa e consumidor, o envio de carta é o mais frequente, somando 31%, principalmente no caso de conta de água, com 91%. Outros meios são a conversa com o cobrador por telefone e o e-mail, com 16%.
Ainda segundo a pesquisa, 84% dos consumidores que não quitaram sua pendência após o contato de cobrança tentaram negociar as dívidas. Durante as negociações, os pedidos mais frequentes são por valores menores, com 62%, e número diferente de parcelas, somando 10%.
Ao aceitar uma proposta de negociação, o fator de maior motivação é o valor da prestação, somando 30%. "Os dados revelam que o consumidor tenta negociar as dívidas e encontrar um acordo. Isso é essencial para que o planejamento mensal seja efetivo e o consumidor saia do vermelho", explica o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. MP
---
Oito em cada dez dos entrevistados, um total de 83%, afirmam terem sido cobrados pelos credores após ficarem com nome sujo
Últimas
Informativo
Sancionada lei do novo Cadastro Positivo
Sete em cada dez consumidores devem ir às compras na Páscoa de 2019, aponta levantamento CNDL/SPC Brasil
Inadimplência das empresas desacelera, mas ainda cresce 5,02% em fevereiro, apontam CNDL/SPC Brasil
Inadimplentes levam mais de um ano para limpar o nome, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil
Convocação Assembleia Geral
Para CNDL e SPC Brasil, aprovação do Cadastro Positivo no Senado Federal favorece consumidores e empresas
Número de inadimplentes que regularizaram dívidas cresce 11,5%, apontam CNDL/SPC Brasil
Comunicado
Novo Cadastro Positivo deve democratizar acesso ao crédito e estimular competição entre instituições financeiras e varejo, avaliam CNDL/ SPC Brasil